Skip to content

DESAFIO LITERATURA…

maio 27, 2011

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossas flores têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras
Onde canta o Sabiá.
——————————————————————————–

DIAS, Gonçalves. Canção do exílio. In: DE NICOLA, José e INFANTE, Ulisses. Análise e interpretação de poesia. Coleção Margens do Texto. São Paulo: Scipione, 1995.p 63.

A que movimento literário pertence este texto?
Valendo um docinho…

3 Comentários leave one →
  1. Gabriel permalink
    maio 29, 2011 12:23 am

    romantismo??

  2. Gabriel permalink
    maio 29, 2011 2:05 am

    Na primeira fase do romantismo brasileiro, a nacionalista

Deixe uma resposta

